15/08/2014

APAE/DF conquista novo espaço para sua Unidade do Guará


No mesmo mês em que comemora 50 anos de fundação, a APAE do Distrito Federal conquista mais um espaço para suas atividades em favor de jovens e adultos com deficiência intelectual.

Nesta sexta-feira (15/08), às 10h, a Administração Regional do Guará e a APAE/DF assinaram termo que permite o uso da chamada “Casa das Pedras” como novo endereço da Unidade da Associação no Guará.


Localizado na Colônia Agrícola Águas Claras, no Guará II, o espaço possui  diversas salas e quadras de esporte que poderão ser adaptadas para os atendimentos especializados da entidade.


“A conquista de um novo espaço tão amplo como o da ‘Casa das Pedras’ sempre foi um sonho para a nossa Unidade do Guará. A exemplo do que fazemos na Asa Norte, Ceilândia e Sobradinho, agora também poderemos diversificar as ações nesta cidade e conquistar resultados de inclusão ainda melhores”, disse a presidente da Associação, Sra. Wilma Chaves Kraemer.



O Diretor Social da APAE/DF, Kobe Enes, conduziu toda a cerimônia. 

Além das ações de Educação Profissional – principal foco da APAE-DF – a nova unidade do Guará também deverá atender pessoas com deficiência em processo de envelhecimento. Para esse perfil, os atendimentos são mais voltados para o desenvolvimento de habilidades que ampliem a qualidade de vida e a autonomia para atividades do dia a dia.

“Estou realmente emocionado. Sem dúvida, esse será um momento histórico no Guará, especialmente porque a APAE favorece pessoas que, em alguns momentos, são excluídas. Tenho certeza que farão um excelente trabalho”, disse do Administrador Regional do Guará, Antônio Carlos de Santana Freitas.

“Ninguém discute a competência do trabalho da APAE. A exemplo do espaço que conseguimos para a Abrace em 1995, tenho certeza que esse novo espaço também permanecerá com vocês”, defendeu o Deputado Distrital Alírio Neto, que também já foi Administrador da Cidade.

“Parabenizamos sempre o trabalho que a APAE realiza e queremos registrar nossa satisfação em perceber esse trabalho prosperar”, disse o Coordenador de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, Sr Antônio Gomes Leitão, que representou o Governador do Distrito Federal no Evento. 

A APAE-DF já realizava atendimentos no Guará há 16 anos, desde 1998, mas nunca contou com um espaço próprio na cidade. Os projetos de educação profissional e complementação acadêmica sempre foram realizados em salas gentilmente cedidas pelo Rotary Clube da cidade, na QE 38 do Guará II. Porém, com o crescimento do número de pessoas com deficiência precisando de atendimento, o espaço passou a ficar pequeno.

“Essa nova parceria com a Administração Regional do Guará vai ser um sucesso. Agradeço a todos que colaboraram conosco nessa conquista, especialmente aos nossos aprendizes e seus familiares”, disse a coordenadora da Unidade da APAE-DF no Guará, Ana Paula Pertussati.

“Em nome dos aprendizes, agradeço a todos por essa importante parceria. Yes! Yes! Yes!” reforçou a aprendiz "elegantíssima" Roseane de Carvalho Cristo, autodefensora da APAE/DF.

A cerimônia também contou com a presença do ex-administrador do Guará, Senhor Carlinhos Nogueira, atuante na cessão da "Casa das Pedras" e que relembrou o início das colaborações pela conquista de um espaço em favor da APAE. 

Falando em nome do Conselho Tutelar, Jeferson Maximino também reforçou a importância da presença da APAE na cidade e do apoio que o Conselho pode oferecer na região.

O vigário Anderson, da Paróquia do Divino Espírito Santo, realizou uma benção no espaço, a convite do vice-presidente da Associação, Sr. Hélio Bustamante.

Para encerrar a cerimônia, o aprendiz e autodefensor Francisco Valdeir dos Santos entregou uma placa feita pela APAE/DF em agradecimento ao Administrador do Guará por viabilizar a cessão da Casa das Pedras.

Acompanhados pelo Professor Flávio “Leão”, aprendizes do Projeto de Música tocaram durante o coquetel que encerrou o evento. 

No buffet, os participantes puderam ver e provar uma amostra da diversidade de produtos realizados pelas oficinas da Unidade de Ceilândia, um exemplo da eficiência do Programa de Educação Profissional da APAE/DF.

O Administrador com alguns aprendizes e familiares da Unidade da APAE/DF no Guará

Antes de fazer a mudança da Unidade da APAE para o novo espaço, a equipe da Associação avaliará as condições gerais da estrutura e iniciará os projetos de revitalização e adaptação das instalações. A proposta é iniciar os atendimentos da unidade o quanto antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário