29/01/2008

SEDE DA APAE/DF PASSA POR REFORMA ANTES DO RETORNO DOS ALUNOS

Algumas melhorias na estrutura da Sede da APAE/DF estão sendo realizadas para melhorar o atendimento dos aprendizes da Associação. Entre as principais modificações está a reforma do refeitório e da cozinha da entidade, que ficará mais moderna e adequada à educação profissional dos aprendizes. A sede também passou por uma pintura completa de suas paredes e esquadrias e pela reestruturação da encanação de gás, além de receber um sistema de pára-raios e reforma de parte da cobertura que apresentava problemas de infiltração.

Uma reordenação dos espaços internos da sede também permitiu algumas melhorias. A área destinada à Oficina Protegida Terapêutica (OPT) foi ampliada, ocupando o dobro do espaço anterior. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) também passa a contar com um número maior de salas de aula. O espaço do Centro Artístico, Cultural e Esportivo (Ceart) deixou de ser concentrado numa única área e passou a integrar os espaços destinados à OPT e à EJA, uma vez que, em 2008, o Ceart terá como função complementar as atividades desses dois programas.

Algumas oficinas de pré-profissionalização precisaram ser extintas. A estrutura do lava-jato, por exemplo, ocupava parte do terreno da APAE/DF não destinada à construção e, por isso, precisou ser retirada, sob pena da entidade não conseguir o habite-se definitivo do prédio. A diretoria da APAE/DF, no entanto, estuda a possibilidade de transferir o lava-jato para o núcleo de Ceilândia ou de Sobradinho ainda em 2008.

Já a área da oficina de produtos naturais será transformada numa lavanderia industrial. Acredita-se que a qualificação de aprendizes nessa área permita uma inclusão profissional mais satisfatória que a conquistada pela oficina anterior, pois a demanda de mercado para profissionais de lavanderia se mostra mais ampla. A reforma da oficina não deverá ser concluída antes do início do ano letivo, mas deve ficar pronta neste primeiro semestre de 2008. Todas demais reformas e adaptações citadas, no entanto, ficarão concluídas até o dia 18 de fevereiro, data de retorno dos aprendizes da Associação. Um mutirão composto de professores e profissionais da APAE/DF se encarrega de deixar tudo limpo para a recepção dos aprendizes.

As mudanças realizadas na sede da APAE/DF foram financiadas com recursos de emenda parlamentar, convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, doações da comunidade e com parte da receita do bazar dos importados realizado em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário