24/03/2008

APRENDIZES DO PROJETO APAE/DF-UNB RECEBEM CERTIFICADOS

Dezessete aprendizes do Projeto de Higienização, Conservação e Pequenos Reparos de Bens Culturais, realizado pela APAE/DF em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), receberam seus certificados de qualificação profissional nesta segunda-feira, 24 de março. A cerimônia contou com a presença de representantes da UnB, da Secretaria de Educação do Distrito Federal e da APAE/DF, além de familiares, amigos e aprendizes beneficiados pelo projeto.

Segundo dados da Biblioteca Central do Estudante da UnB, onde o projeto é realizado, cerca de 10 mil livros foram higienizados desde o início da qualificação profissional e mais de mil passaram pelo processo de conservação ou pequenos reparos. “A presença dos aprendizes da APAE/DF veio somar com a Universidade. É uma turma ativa e participante”, afirmou a Diretora da BCE, Maria José Silva.

Representando a Reitoria da UnB, o decano de assuntos comunitários, Pedro Sadi Monteiro, também elogiou o projeto e os aprendizes. “Esses alunos são maravilhosos porque tiveram professores e colaboradores maravilhosos”, afirmou.

Durante a cerimônia, o decano informou que a própria universidade irá contratar um dos aprendizes qualificados, como um incentivo à colocação profissional dos mesmos.

A presidente da APAE/DF, Maria Helena Alcântara de Oliveira, agradeceu a todos os envolvidos no projeto e reafirmou que o sucesso da parceria estava representada na quantidade de bibliotecas da cidade interessadas em contratar o trabalho dos aprendizes. “A parceria com a UnB foi um marco na história da APAE/DF e deverá ser mantida em favor de novos aprendizes com deficiências intelectual e múltipla”, afirmou.

Além dos aprendizes qualificados, todos os profissionais e voluntários que contribuíram com o projeto desde 2007 foram lembrados e aplaudidos. Atualmente a qualificação profissional é conduzida pelas professoras Idê Borges e Marli Pires Maciel e pelas voluntárias Harumi Kano e Graci Souto Melo, também homenageadas na cerimônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário