22/09/2009

Telecentro Apae Acessível é inaugurado

Representantes do governo federal e distrital, associações em defesa de pessoas com deficiência e profissionais do movimento Apaeano prestigiaram nessa terça-feira (22/09) a inauguração do telecentro Apae Acessível.

Financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e com os apoios do Grupo Caixa Seguros e da Acessibilidade Brasil, o Apae Acessível é o primeiro telecentro verdadeiramente acessível a pessoas com deficiência do Distrito Federal.

“Acessibilidade não é apenas criar rampas e alargar portas, ela também precisa estar presente nos equipamentos, nos programas e na forma como essas pessoas são recebidas”, diz a presidente da Apae-DF, Maria Helena Alcântara de Oliveira.

Com mais de 200m², o Apae Acessível conta com biblioteca e laboratório de informática com equipamentos de última geração adaptados para pessoas com diversos tipos de deficiência. O espaço tem capacidade para atender quatro mil pessoas por ano gratuitamente, entre cursos de informática adaptada e consultas à internet ou à biblioteca. As pessoas com deficiência interessadas devem fazer um cadastro prévio e agendar seu atendimento. O espaço também oferecerá serviços de impressão em Braille e conversão de documentos em arquivos acessíveis para deficientes auditivos e visuais.

Entre os equipamentos estão: computadores com software para ampliação de tela em até 36x (Zoom Text 9.1), sem distorção de imagem; computadores com leitor de tela (Window-Eyes), com linguagem em português, compatível com os 60 sintetizadores de voz e as 50 linhas de braille mais populares; aparelho para leitura/escrita com visualização ampliada para pessoas com degeneração da mácula, retinopatia diabética ou outras debilidades óticas; teclados adaptados com contraste e ampliação das teclas para pessoas de baixa visão; linha (Seika 40) e impressora em Braille; equipamento leitor de documentos (Poet Compact) com voz sintetizada em português real, com possibilidade de armazenamento de arquivo para consulta posterior.

As máquinas são importadas principalmente da Alemanha, Portugal e Suíça. O telecentro exigiu um investimento inicial de aproximadamente R$ 250 mil, incluindo equipamentos e obras de acessibilidade do espaço oferecido pela Apae-DF. Instalação de rampas de acesso, de piso táctil e a adaptação de portas e de balcões de atendimento foram alguns procedimentos tomados para a recepção do novo público da Associação.

Presentes na inauguração estavam o Sr. Joe Valle, Secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social; o Sr. José Lopes Coelho, representante no grupo Caixa Seguros; o Sr. Guilherme Lira, presidente da Acessibilidade Brasil; o Exm° Sr. Rodrigo Rollemberg, deputado federal pelo Distrito Federal, além de outros representantes de associações em defesa de pessoas com deficiência.

O Apae Acessível fica localizado na sede da Apae-DF em Brasília, na SGAN 711/911, Conj. “E”, com acesso pela avenida W4 Norte. O telefone de contato é o 2101-0460 ou pelo e-mail: telecentro@apaedf.org.br

Outras fotos da inauguração estão disponíveis em nosso site.


Nenhum comentário:

Postar um comentário