20/10/2009

Aprendiz que teve os dentes arrancados no HRAN vai ganhar implantes

Fonte: DFTV/ Flávia Marsola / Juarez Dornelles


O tratamento começa no próximo mês. Ontem, o dentista que fez a cirurgia e a coordenadora de Odontologia do Hran foram suspensos.

A família de César está abalada. “Eu cuidei muito tempo do sorriso dele pra ser tirado assim, de uma hora pra outra. Quero o sorriso dele de volta”, diz a dona de casa Maria Oliveira, mãe do garoto que perdeu todos os dentes.

Na radiografia, o adolescente mostra os dois dentes que deveriam ter sido retirados no Centro Cirúrgico do Hospital da Asa Norte. De acordo com a mãe, na hora da operação, o dentista descobriu uma patologia na gengiva de César. Foi quando ele resolveu arrancar todos os dentes, mas sem autorização.

“Se ele tinha uma patologia ou não na arcada dentária, o dentista tinha que ter me comunicado. Ele tinha que saber se eu aceitaria o procedimento”, acrescentou Maria.

Há quase um mês o estudante, que tem deficiência mental, não vai à escola. Ele tem vergonha. A rotina na casa mudou, mas a indignação diante da brutalidade continua a mesma.

“Como que nós todos vamos entender por que ele fez isso? Com qual intenção ele fez isso?”, questiona o servidor público Alfredo Ferreira, pai de César.
Mesmo com todas as dificuldades financeiras, Alfredo e Maria nunca descuidaram da saúde e da aparência do filho. E vão continuar. A mãe já tem a promessa de implantes dentários feita pelo Conselho Regional de Odontologia.

“O presidente do conselho chamou a gente lá e prometeu fazer o que for possível, arcar com tudo que for necessário, para o implante do dente do menino. Vai fazer o melhor que tiver”, conta Maria.

Agora, César sonha com um novo sorriso. “Quero ter meus dentes de volta. Vou voltar a estudar e ser o que eu era antes”, afirma o estudante César Oliveira Ferreira, 17 anos.

“Se houver um erro, tem que ser reparado esse erro. Já que existe a justiça divina e a do homem, ela tem que ser feita. É isso que eu quero”, destaca a mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário