29/03/2011

Romário visita a APAE/DF: ele quer contratar uma assessora com Síndrome de Down!


O Deputado Federal Romário (PSB-RJ) fez uma visita à sede da APAE do Distrito Federal (APAE-DF) nesta terça, dia 29/03, por volta das 12h. O ex-jogador da seleção brasileira, eleito para a Câmara dos Deputados com mais de 146 mil votos, pretende contratar uma assessora com Síndrome de Down qualificada pela entidade para atuar em seu gabinete. Pai de uma menina com a mesma síndrome (Ivy Bittencourt, de seis anos), o parlamentar pretende dar um exemplo de inclusão e provar que as pessoas com deficiência intelectual podem e devem atuar no mundo de trabalho.


Acompanhado de alguns assessores, o deputado Romário almoçou na entidade com os demais aprendizes, conheceu as oficinas do programa de educação profissional e de atendimento sócio-ocupacional. Com os diretores da entidade conversou sobre a legislação voltada para a pessoa com deficiência e possíveis projetos que podem beneficiar a qualidade de vida desse público alvo no Brasil.


No último dia 21 de março, o parlamentar comandou um Ato Comemorativo do Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento foi realizado no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados e reuniu palestras de especialistas na área, além de depoimentos e apresentações artísticas de pessoas com Down.


A futura assessora deverá auxiliar a equipe de Romário nos trabalhos do gabinete, que estará bastante dedicado à questão do esporte e turismo. No último dia 02/03, Romário foi eleito vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara por unanimidade. A Comissão é considerada uma das mais importantes no desempenho para a Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, no Rio.


A nova assessora, no entanto, não será a primeira Síndrome de Down a atuar na Câmara. O secretário parlamentar Rodrigo Noronha, do gabinete do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), já atua na casa legislativa desde 2003. Ele também foi qualificado pela APAE-DF e é considerado um dos profissionais mais conhecidos da casa, por seu carisma e dedicação. Outro grupo de oito deficientes intelectuais qualificados pela APAE-DF também já atua na biblioteca da Câmara desde 2009, na área de higienização e restauração de livros e documentos.


Toda essa inclusão profissional é resultado do Programa de Educação Profissional da APAE-DF, desenvolvido ao longo dos últimos 21 anos. A instituição beneficia mais de 400 pessoas por ano com oficinas profissionalizantes e atendimento sócio-ocupacional. Os aprendizes são atendidos em núcleos localizados em Brasília, Guará, Ceilândia e Sobradinho. Detalhes dos programas da associação estão disponíveis no site: http://www.apaedf.org.br/


A visita de Romário foi na unidade sede da entidade, localizada na SEPN 711/911, conjunto E, Asa Norte, Brasília/DF. Veja mais algumas fotos abaixo e o link de outras fotos em nosso álbum no final deste post.


Fotos: Leonardo Balbino/APAE-DF
.
Outras fotos,
clique aqui

.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário