09/02/2012

Sede da APAE-DF ganha oficina de hortoterapia


Já está sendo montada na sede da APAE-DF as instalações da nova oficina de hortoterapia. O espaço foi construído em parceria com a Caixa Seguros e visa, prioritariamente, o atendimento a alunos com deficiência intelectual em processo de envelhecimento.

Já nesse primeiro semestre de 2012, cerca de 12 aprendizes do Programa Sócio-ocupacional serão beneficiados. São alunos com mais de 55 anos de idade, a maioria mulheres, que participarão da oficina em grupos de três a quatro pessoas no período da manhã, das 8h às 10h. Aprendizes da oficina pré-profissionalizante de jardinagem também serão beneficiados pelo espaço, utilizando a estrutura para o plantio de mudas no horário em que a oficina não estiver sendo usada para a hortoterapia.


Também chamada de “Garden Therapy”, a hortoterapia vem sendo cada vez mais utilizada como instrumento de cura. Isso porque estimula as funções sociais, cognitivas, físicas e psicológicas, reduzindo a ansiedade e melhorando o humor e a qualidade de vida dos participantes. A terapia envolve três aspectos importantes: a ação, a reação e a interação com as plantas.

A prática favorece a concentração, o equilíbrio interno, a interação e a saúde mental. A terapia atenua sintomas como a pouca resistência ao estresse, falta de autoestima e vitimismo. A atividade também é bastante indicada para pessoas com ansiedade, depressão, autismo e casos específicos de transtorno mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário