No Brasil, mais de 2,5 milhões de pessoas possuem deficiência intelectual segundo informações do último censo (IBGE 2010). São crianças, jovens e adultos que, no dia a dia, apresentam maiores dificuldades para aprender, entender e realizar atividades que são comuns para outras pessoas. Segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual do Desenvolvimento - AAIDD, essa deficiência se caracteriza por um funcionamento intelectual inferior à média, associado a limitações adaptativas manifestadas até os 18 anos em pelo menos duas das chamadas áreas de habilidades: comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde/segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho. Mas isso não significa que essas pessoas não possam se desenvolver ou não apresentem potencialidades, inclusive para o trabalho.
Para defender a inclusão social dessa comunidade e ampliar a visibilidade da causa, o movimento Apaeano promove, desde 1964, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, sempre de 21 a 28 de agosto. Para 2012, as ações trazem o seguinte tema referencial: “Em busca da Igualdade. Estamos aqui!”
No DF, que possui cerca de 28 mil pessoas com deficiência intelectual, a Semana Nacional coincide com os 48 anos de fundação da APAE do Distrito Federal, comemorados no dia 20 de agosto. A entidade, que foca suas ações na educação profissional, inclusão no trabalho e atendimento sócio ocupacional, também preparou eventos para dar visibilidade à causa.
“Nosso objetivo é garantir que a pessoa com deficiência intelectual e múltipla deixe de ser vista como incapaz. Essas pessoas apresentam inúmeras potencialidades que precisam ser reconhecidas pela sociedade”, defende Diva da Silva Marinho, presidente da APAE-DF.
A programação será iniciada com um painel de abertura no dia 21/08, às 19h, no auditório da OAB-DF (516 Norte), onde serão discutidas medidas para promover a igualdade de direitos em favor da pessoa com deficiência. O encerramento da semana será no dia 28/08, na Sede da APAE/DF (711/911 Norte), com uma manhã interativa envolvendo aprendizes e comunidade em oficinas, exposições e atividades de arte, cultura e lazer. Ao longo da semana, diversas outras ações descentralizadas também serão realizadas para promover a causa. Segue a programação completa, também disponíveis no site da Associação: www.apaedf.org.br
21/08 – Terça - PAINEL DE ABERTURA
- Autoridades, gestores, profissionais e familiares de pessoas com deficiência estarão presentes para dar início às ações da Semana Nacional e discutir formas eficientes de colaborar com a igualdade de direitos. O evento será no auditório da OAB/DF (SEPN 516 Bl. B) a partir das 19 h. A entrada é franca!
22/08 – Quarta - ATIVIDADES SOCIAIS
- Torneio de Futsal e Queimada para pessoas com e sem deficiência intelectual na quadra comunitária da EQNN 6/8 de Ceilândia, das 8h às 11h.
- Profissionais da Leroy Merlin vivem ‘‘dia de aprendiz’’ na Unidade da APAE em Sobradinho (Qd. 09 – Av. Contorno).
- Pessoas com deficiência visitam a Exposição ‘‘Amazônia – Ciclos de Modernidade’’ do CCBB em Brasília às 13h.
23/08 – Quinta - ATIVIDADES SOCIAIS
- Empresários que apoiam ações inclusivas participam de café da manhã na unidade da APAE em Ceilândia (EQNN 6/8) às 9h.
- Alunos da Rede Pública e da APAE interagem em manhã esportiva no Centro de Ensino Fundamental nº 07 (912 Norte), das 8h às 11h.
- Alunos com deficiência de Sobradinho terão dia de ações socioambientais na Fazenda Malunga do Núcleo Rural do PAD/DF. Alunos com deficiência do Guará assistem a uma sessão de cinema no ParkShopping, às 13h.
27/08 – Segunda - ALMOÇO ESPECIAL
- Um dos renomados chefes de cozinha da capital, Dudu Camargo oferece um almoço exclusivo para os 400 aprendizes com deficiência da APAE-DF. Será o 15º ano que o empresário realiza o almoço voluntariamente. O evento será na Sede da Associação (711/911 Norte) apenas para os alunos da entidade.
28/08 – Terça - MANHÃ INTERATIVA
- Oficinas de artesanato, reciclagem e atendimentos gratuitos nas áreas de saúde e bem estar serão oferecidos na Sede da APAE-DF (711/911 Norte Bl. E) das 8h às 12h. A manhã interativa contará com apresentações musicais e outras ações inclusivas de arte, cultura e lazer, envolvendo toda a comunidade. A entrada é franca!
Clique para ver ampliado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário