05/12/2013

Brasília sedia o 1º Congresso Internacional Sobre Saúde da Pessoa com Deficiência e Grupos Especiais

CISPoD – Congresso Internacional Sobre Saúde da Pessoa com Deficiência e Grupos Especiais nasceu a partir da proposta de um grupo de Cirurgiões Dentistas que integravam comissão que discutia sobre o atendimento odontológico da pessoa com deficiência no Distrito Federal. Esse grupo de Dentistas propôs a realização simultânea, em Brasília, de dois dos maiores eventos da Odontologia, voltados ao atendimento a pacientes com necessidades especiais, o 11° Congresso da ABOPE - Associação Brasileira de Odontologia para Pacientes Especiais e a 25ª JOPE - Jornada Odontológica para Pacientes Especiais.
Durante as reuniões do grupo para discussão do tema do congresso foi observado que Brasília não era só carente no atendimento odontológico da pessoa com deficiência, como também na atenção da saúde como um todo deste grupo da população. Foi, então, proposto que se integrasse ao evento outras áreas da saúde,que desenvolvem atividades de sucesso no atendimento aos pacientes com necessidades especiais, culminando na proposta do 1° CISPOD.

O 1º CISPOD é um evento sem fins lucrativos, promovido em parceria com instituições públicas e da sociedade civil organizada, que propõe a promoção da transdisciplinaridade entre os profissionais de saúde e o aprimoramento técnico no atendimento de pessoas com deficiência. O Congresso pretende discutir de forma significativa sobre a proposta de um atendimento em saúde melhor e integral à pessoa com deficiência.
O público alvo do Congresso é composto por profissionais das áreas da saúde, sendo da Medicina, Odontologia, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Psicologia, Educação Física e Enfermagem, além da participação efetiva de entidades de assistência, pessoas com deficiência, seus familiares e do público em geral.
O Congresso será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, no período de 6 a 8 de dezembro de 2013, contemplando em sua programação o que segue:
  • Programação de cunho científico com cursos e palestras técnicas para profissionais da saúde e outros interessados;
  • Exposição de stands com a participação de instituições e empresas que atuam no segmento de cuidados e atenção em saúde, serviços ou produtos voltados às pessoas com deficiência;
  • Programação cultural com exibição de filmes, desfile e apresentação teatral, tendo abordagens relativas ao Congresso.
  • Oficinas de trabalhos desenvolvidos para pessoas com deficiência.
O Congresso é desenvolvido por um Comitê Organizador que envolve o grupo de Cirurgiões Dentistas citado, a Associação DF Down, os Conselhos Regionais de Medicina, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Farmácia e Educação Física.
O evento foi formatado com duas programações: Científica e Social
1) Programação científica: Participação pela inscrição com pagamento de taxa 
De interesse dos profissionais que atuam no atendimento às pessoas com deficiência e outras pessoas que desejarem se inscrever nessa modalidade.
Para participação na programação científica, que acontecerá nas manhãs dos dias 06, 07 e 08 de dezembro, é necessário fazer inscrição pelo site do evento, no link de inscrições. A credencial de inscrição será exigida nessa área do evento.
2) Programação Social: Participação pela inscrição de forma gratuita
Participação aberta ao público em geral, gratuitamente, na área de exposição de stands, programação cultural, oficinas, palestras e outras atividades abertas ao público. Ou seja, toda a programação técnica e cultural do Congresso que acontecerá na parte da tarde dos dias 06 e 07 de dezembro, incluindo a programação do auditório Planalto. Dessa forma, profissionais participantes e sociedade civil poderão interagir em um mesmo ambiente.
Mais informações no site do evento: www.cispod.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário