08/05/2014

APAE-DF e Votorantim Cimentos inauguram estufa de germinação de plantas nativas em Sobradinho


Destinada à formação profissional de pessoas com deficiências intelectual e múltipla, a Unidade da APAE/DF em Sobradinho, com a contribuição da Votorantim Cimentos, acaba de inaugurar sua nova Estufa de germinação de plantas nativas. Com 240 m², a nova estrutura triplicará a produção de mudas de espécies nativas viabilizadas pela Associação, além de intensificar o Programa de Educação Profissional e Trabalho desenvolvido pela Unidade.


“Além de favorecer a capacitação de nossos aprendizes, essa nova estufa será um valioso canal de aproximação entre a entidade e os produtores da região. Novas parcerias serão estabelecidas e, sem dúvida, novos espaços de inclusão serão abertos em favor das pessoas com deficiência intelectual”, informou a presidente da APAE/DF, Sra. Wilma Chaves Kraemer.


Aprendizes e profissionais da Unidade da APAE/DF em Sobradinho organizaram toda a cerimônia de inauguração, que recebeu representantes da Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura, Câmara Legislativa, Administração de Sobradinho, Emater, Ibram, Ceasa, UnB, além da representação da Votorantim Cimentos.


“Nossa parceria com a APAE já existe há algum tempo e vamos continuar colaborando com o trabalho da Associação. A Votorantim Cimentos está feliz por viabilizar essa nova estufa e contribuir com o projeto de educação profissional que a APAE realiza em Sobradinho”, afirmou o Gerente Administrativo da empresa, Senhor Francisco Cordeiro.


Com um sistema de irrigação por aspersão, bancadas suspensas e mais de 342 caixas bandejas com tubetes próprios para germinação, a nova estufa facilitará o processo de educação desenvolvido pelos técnicos e professores da APAE/DF. A unidade favorece 85 aprendizes por ano e poderá ampliar esse número não apenas com o espaço ampliado que a nova estufa oferece, mas com a geração de recursos por meio da comercialização da mudas.


“Esse projeto já vem sendo sonhado faz tempo com a equipe da APAE. Essa é uma ação de sustentabilidade, que vai trazer recursos para APAE, formar novos aprendizes e favorecer suas famílias. Sou pai de um Apaeano e fico emocionado ao ver esse trabalho”, disse Eduardo Brandão, engenheiro civil e um dos mentores da proposta quando ainda ocupava a Secretaria do Meio Ambiente.


Uma placa simbólica pintada por um dos aprendizes da Associação foi apresentada pelos autodefensores da unidade de Sobradinho, os aprendizes Tatiane e Felipe


Na sequencia, os representantes da Associação e da Votorantim Cimentos abriram a faixa de inauguração da nova estufa.


Um lanche especial, também preparado nas oficinas de formação da APAE/DF, foi oferecido aos participantes ao final do evento.

“Nossa associação agradece à Votorantim Cimentos e a todos os parceiros, profissionais e amigos que acreditam no trabalho da APAE-DF e garantem a continuidade da nossa importante missão. Muito obrigada a todos!”, encerrou a coordenadora Solange Rocha, responsável pela Unidade da APAE/DF em Sobradinho!

Veja outras fotos da Inauguração:

Nenhum comentário:

Postar um comentário