Foi em 20 de agosto de 1964, numa sala do gabinete de psicologia da Secretaria de Educação do Distrito Federal, que a APAE de Brasília foi fundada, nome que logo depois foi modificado para APAE do Distrito Federal por questões normativas do Movimento Apaeano. O evento reuniu pais de pessoas com deficiência intelectual e professores.
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Naquela data, foi nomeada uma diretoria provisória para organizar os trabalhos da associação na cidade, tendo como presidente a Sra. Dalila de Castro Lacerda, esposa do então Ministro da Educação Flávio Suplicy de Lacerda. Como presidente de honra da associação foi escolhida a Sra. Helena Antipoff (à esquerda), psicóloga e pesquisadora russa, pioneira na introdução da educação especial no Brasil e fundadora da primeira sociedade Pestalozzi. No dia da fundação da APAE de Brasília, Antipoff chegava à cidade para as comemorações da Semana do Excepcional, hoje chamada de Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
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Durante 25 anos, a APAE/DF atuou realizando palestras especiais e reuniões entre familiares, para a troca de experiências e ajuda mútua em benefício dos filhos com deficiência. Os associados também se uniram para conquistar o terreno e os recursos para a construção da futura sede na Asa Norte. Nas antigas atas da associação, também há registros de um coordenador de educação física. A associação, nesse período, já realizava alguns atendimentos às pessoas com deficiência esporadicamente.
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No entanto, foi apenas em 1989 que a APAE/DF iniciou seu Programa de Educação Profissional e Trabalho. A proposta partiu de algumas professoras do ensino especial, que identificavam essa carência na região. Entre as pioneiras do programa estava a professora Maria Helena Alcântara de Oliveira, atual presidente da Associação. Não há registros sobre o dia exato do lançamento do programa ou do primeiro dia de aula. Por isso, simbolicamente, também se usa o dia 20 de agosto para comemorar o aniversário do programa. Desse modo, a APAE/DF também comemora 21 anos de educação profissional e inclusão de seus aprendizes no mundo do trabalho.
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