22/03/2011

Câmara realiza Sessão Solene no Dia Internacional da Síndrome de Down

A Câmara dos Deputados promoveu nesta segunda-feira (21) uma Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento foi realizado no auditório Nereu Ramos, ocupado principalmente por aprendizes e profissionais da Apae do Distrito Federal, vindos dos núcleos da Asa Norte, Ceilândia, Guará e Sobradinho.

A Sessão foi proposta pelo deputado Romário (PSB-RJ), que estava acompanhado por sua filha Ivy Bittencourt, uma menina de seis anos que possui a Síndrome de Down. A mesa de abertura também contou com as presenças do Senador Lindberg, pai da Down Beatriz Goulart Farias; do Ministro do STF Dias Toffoli, irmão do down José Eduardo Toffoli; do Senador Rodrigo Rollemberg e; da Relações Públicas Jéssica Figueiredo, que possui a Síndrome e atua na Federação Brasileira das Associações de Síndromes de Down. Ao longo do evento, profissionais especializados em fonoaudiologia, fisioterapia e genética também falaram sobre a síndrome do ponto de vista de suas respectivas áreas.

A Sessão Solene também foi intercalada com apresentações artísticas. Realizado por aprendizes da APAE/DF, o número musical-teatral “Orion” foi bastante aplaudido. Alunos da APAED, da Associação Cultural Namasté e da Banda Down Rítmica Juliano Varela do Mato Grosso do Sul também se apresentaram no evento.


Devido ao atraso na organização do evento, alguns depoimentos previstos de pessoas com Síndrome acabaram sem espaço. Entre eles, os depoimentos de Rodrigo Marinho, primeiro Secretário Parlamentar com Síndrome de Down da Câmara dos Deputados; de Marianna Pagy, ginasta olímpica Down medalhista nas modalidades solo e salto, e de Fernanda Honorato, primeira repórter Down do Mundo. Fernanda foi a mestre de cerimônia do Evento, anunciando cada participante da Sessão Solene.



A Câmara dos Deputados também abriu a exposição “Síndrome de Down: é preciso ver com novos olhos”, reunindo telas pintadas por cinco artistas que possuem a síndrome: Melina Pedroso, Henrique Grochocki, Lucio Piantino, Susana Lyra e Tonico Araújo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário