Texto e Fotos: Ascom/APAE-DF
.
Brasília: A manhã deste domingo (20) reuniu instituições, educadores, pais, familiares e amigos de pessoas com Síndrome de Down numa caminhada no Parque da Cidade. Por volta das 10h, acompanhados pelo grupo de percussão “Ó Bará”, eles partiram da pista em frente à Administração e fizeram um percurso de ida e volta na parte principal da via mais movimentada do Parque. O evento integra a programação mensal organizada em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado sempre no dia 21 de março.
A Síndrome de Down leva esse nome porque teve suas características descobertas e descritas pelo médico inglês John Langdon Down, em 1862. No entanto, foi apenas em 1958 que Jerôme Lejeune descobriu que a causa da Síndrome era genética. Até então a literatura só relatava as suas características.
A Síndrome de Down é resultado de uma variação genética, que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. Normalmente, na célula da espécie humana existem 46 cromossomos divididos em 23 pares. O indivíduo com Síndrome de Down possui 47 cromossomos, um a mais, sendo o cromossomo extra ligado ao par 21. Por isso a Síndrome também é relatada como “Trissomia do 21”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário