07/12/2012

INCLUIR BRASIL 2012: emoção, presenças VIPs e programação seleta marcaram o evento


Foi um sucesso o Fórum Nacional de Inclusão e Responsabilidade Socioambiental – INCLUIR BRASIL 2012 que ocorreu em Brasília, no auditório da Embrapa, nos dias 28 e 29 de novembro. O evento, promovido pela APAE-DF e pelo Instituto Atenas de Pesquisa e Desenvolvimento, teve como tema central a “Inclusão das Pessoas com Deficiência”. Durante dois dias, especialistas e autoridades de diversas partes do país e de Portugal proferiram palestras e debateram os principais temas da agenda inclusiva, como Políticas Públicas, Educação, Trabalho, Gestão, Comunicação e Envelhecimento. 


Na prestigiada mesa de abertura, o destaque foi a presença das ministras Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, e Maria do Rosário, dos Direitos Humanos. Também compuseram a mesa, entre outras autoridades, o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve; o presidente da Embrapa, Maurício Antonio Lopes; a senadora Ana Rita (PT/ES), da Comissão dos Direitos Humanos do Senado e os anfitriões, Diva da Silva Marinho, presidente da APAE-DF, e Andrés Gianni, presidente do Instituto Atenas, coordenador-geral da iniciativa. 

Rebeca Nemer

Logo após a composição da mesa, a cantora Rebeca Nemer, de São Paulo, emocionou as autoridades e a plateia que lotava o auditório com a sua exclusiva apresentação musical/gestual do Hino Nacional Brasileiro em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

Homenagem

Diva Marinho, Gleisi Hoffman e Andrés Gianni 

Após o Hino e as palavras de boas-vindas das autoridades, as comissões científica, organizadora e executiva do evento homenagearam a ministra Gleisi Hoffman com o MÉRITO INCLUIR BRASIL 2012, pela ativa defesa dos direitos das pessoas com deficiência no país. A ministra tem articulado continuamente junto à Presidência da República em favor de causas relacionadas às pessoas com deficiência como, por exemplo, na defesa das escolas especiais e profissionalizantes, como as APAEs.

Antônio Ferreira, Daniel Seidel e Ana Rita 

A programação técnica do evento iniciou logo após os agradecimentos da ministra, com a formação da mesa-redonda “Legislação e Políticas Públicas: articulação para a inclusão da pessoa com deficiência” da qual participaram o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio Ferreira; a senadora Ana Rita (PT/ES), da Comissão dos Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal); a deputada federal Érika Kokay (PT/DF), da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados; e o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Governo do Distrito Federal, Daniel Seidel, este último moderador da mesa.

Erika Kokay


Ao longo dos dois dias, o evento teve uma extensa grade de palestras e mesas-redondas com grandes nomes dos Direitos Humanos e da Inclusão, como Moaci Carneiro (Núcleo de Estudos Avançados em Direitos Humanos, Educação e Cidadania de Brasília); Erenice Carvalho (Universidade Católica de Brasília); Nilva Schroeder (Pronatec/Setec/MEC); Marcos Antonio Gonçalves (Fenavape); Elizabete Costa-Renders (Universidade Metodista/SP); Amaralina Miranda de Souza (UnB); Romeu Sassaki (Consultor em inclusão/SP); Augusto Sousa (Associação de Emprego Apoiado/Portugal); Iêdes Braga (Apae-DF); Hilda Aloisi (Proincluir / Unicamp); Falk Soares (Universidade Católica de Brasília); Marli Pires Maciel (Apae-DF); Leila Castro (Serviço de Apoio ao Envelhecimento - Apae-SP); Eduardo Barbosa (Federação das Apaes de Minas Gerais /Deputado Federal); Wilma Chaves Kraemer (Apae-DF); Cecília Muraro Alecrim (Apae-DF) e Edgilson Tavares Araújo (UFRB).


Hilda Aloisi

Falk Soares

 Erenice Carvalho 

Edgilson Tavares 

Nilva Schroeder, Amaralina Miranda, Marcos Gonçalves e Elizabete Costa-Renders

Informação contra o preconceito

Juliana Oliveira

Na tarde de encerramento do Fórum, um dos destaques foi a mesa-redonda “Comunicação para Inclusão”. Moderada por Andrés Gianni, consultor em comunicação, a mesa reuniu os apresentadores Juliana Oliveira (Programa Especial – TV Brasil) e Dudu Braga (Programa Sentidos – TV Sentidos), que exibiram para a plateia vídeos sobre seus respectivos programas e debateram sobre o posicionamento da pessoa com deficiência na mídia. Juliana, tetraplégica, e Dudu, deficiente visual, sem deixar de apontar as barreiras que ainda existem para uma maior participação e inserção das pessoas com deficiência nos veículos de comunicação, mostraram que, com um trabalho de qualidade, criatividade, seriedade e, ao mesmo tempo, bom humor, é possível tanto pessoas com deficiência ocuparem espaços de protagonismo na mídia, como informar mais e melhor sobre a temática da deficiência. Em sua fala, o publicitário, produtor musical e músico Dudu Braga destacou que informação é o melhor remédio para acabar com o preconceito que ainda existe em relação às pessoas com deficiência.

Dudu Braga

Com o filho do rei Roberto Carlos no palco, não seria de se estranhar que o debate acabasse em música – uma das mais eficientes formas de comunicação. E foi assim que a mesa-redonda sobre Comunicação para a Inclusão terminou, com Dudu Braga puxando “Como é grande o meu amor por você”, um dos maiores sucessos da carreira de seu pai, em coro, com a plateia. Um momento mágico.

Leonardo Boff

Encerrando o evento, o teósofo e escritor Leonardo Boff proferiu a palestra “O Cuidado Essencial: Ética e Premissas da Inclusão”, na qual abordou tópicos como direitos humanos e sustentabilidade sob a ótica do “cuidado”. Imerso em suas histórias, reflexões e longa experiência, Boff, de 73 anos, saiu emocionado do palco. A plateia saiu do auditório feliz pelos momentos de troca e aprendizado vividos no evento. 

Fonte: Assessoria de Comunicação – INCLUIR BRASIL 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário