25/11/2013

APAE-DF no IX Festival Nacional Nossa Arte



Entre os dias 14 e 18 de novembro, a cidade de São Luís (MA) recebeu 21 delegações de aprendizes e profissionais das APAEs de todo o país para o IX Festival Nacional Nossa Arte. O evento, realizado a cada três anos, teve sua atual edição organizada pela Federação Nacional das APAEs, pela Federação Estadual das APAEs do Maranhão e pela APAE de São Luís. Desde sua primeira edição, a proposta do Festival sempre foi promover e incentivar a produção artística e cultural das pessoas com deficiência das diversas regiões brasileiras, a partir do trabalho desenvolvido pelo Movimento Apaeano. 


 A APAE-DF encaminhou uma delegação composta por 27 pessoas, sendo 17 aprendizes e 10 professores e acompanhantes. A participação do grupo contou com dois importantes apoiadores: O Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC) viabilizou as passagens aéreas e as hospedagens de toda a delegação e a Caixa Seguros financiou as despesas com a produção dos números artísticos e gastos com a permanência do grupo na cidade. A APAE-DF também contou com algumas contribuições de pais e amigos, que garantiram o pagamento das despesas extras necessárias.


O Festival, realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, teve sua abertura com um desfile das 21 delegações, acompanhadas por um público de aproximadamente 1600 pessoas. A programação se seguiu por três dias, com apresentações artísticas dividas por gênero: danças folclóricas (apresentadas no dia 15), artes cênicas e artes musicais (dia 16) e dança em geral (dia 17). Durante os três dias, exposições com os trabalhos de artes visuais ficaram abertas ao público. 


 A APAE-DF, por meio do trabalho da aprendiz Devane do Carmo Nascimento, conquistou o terceiro lugar no Concurso Nacional de Cartazes. A aluna recebeu seu troféu no último dia do Festival, juntamente com todos os outros premiados.



No gênero artes musicais, a APAE/DF contou com uma apresentação da banda “Baião de 2”, formada por aprendizes do seu programa de Atendimento Sócio-ocupacional.








No gênero artes cênicas, a Associação levou o espetáculo “A Pena e a Lei”, uma encenação teatral baseada na obra de Ariano Suassuna. Veja o vídeo:










Para aproveitar a estadia na cidade, nosso grupo também tirou um tempinho para conhecer o Centro Histórico de São Luis, além da praia e uma boa comida num restaurante típico da cidade.








O IX Festival Nacional Nossa Arte reforçou a verdadeira inclusão de pessoas com deficiência por meio das artes, promovendo interações não somente entre as próprias pessoas com deficiência, mas também delas com a comunidade local, familiares e profissionais que trocaram boas experiências durante os dias do evento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário