23/11/2013

Aprendizes vivenciam semana dedicada à saúde e bem estar


Na última semana, os aprendizes do Programa Sócio-ocupacional da Apae-DF (que atendente pessoas com deficiência intelectual em processo de envelhecimento ou com maiores comprometimentos biopsicossociais) participaram de uma série de ações complementares com o objetivo reforçar os cuidados com a saúde e bem estar pessoal. 


Enquanto parte dos alunos do programa participavam do Festival Nacional Nossa Arte, em São Luís (MA), os que permaneceram em Brasília foram favorecidos por uma programação diferenciada na sede da Associação. As ações fizeram parte do Projeto “Semana da Diversidade Sócio-ocupacional”, organizado pelas professoras Eunizete, Edisângela, Maristela e Cleide. 


Entre as ações, os aprendizes contaram com a presença da Sra. Diva Borges, enfermeira da Secretaria de Saúde do DF, que palestrou sobre os cuidados com a higiene corporal e bucal voltados para pessoas em processo de envelhecimento. Com mais de três décadas de experiência na área, ela utilizou simuladores e bonecos para dar mais dinâmica aos ensinamentos e favorecer o aprendizado. Além dos aspectos da higiene, ela também falou sobre alimentação saudável, prevenção da diabetes, hipertensão arterial e outros cuidados especiais com a saúde.



Intercalando as ações educativas, a equipe também preparou momentos mais lúdicos, de lazer ou de resgate das memórias de infância. Além de um festival de Karaokê, onde os aprendizes interpretaram suas músicas prediletas, todos também participaram da construção de um mural coletivo com fotos antigas e retratos dos aprendizes quando ainda eram crianças. 




Para fechar as atividades da semana, foram realizados jogos interativos e caminhada ecológica. Os aprendizes também acompanharam a exibição de um filme sobre o Dia Nacional da Consciência Negra, que serviu de base para que pudessem discutir as diversas formas de discriminação e preconceito. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário