31/03/2011

Núcleo da APAE-DF em Ceilândia recebe visita de representantes da Alemanha


Representantes da Embaixada a Alemanha no Brasil, acompanhados da Senhora Susanne Ramsauer,esposa do Sr. Dr. Peter Ramsauer, Ministro Federal dos Transportes, Construção e Desenvolvimento Urbano da República Federal da Alemanha, visitaram a unidade da APAE-DF em Ceilândia nessa quinta-feira (31) pela manhã. Eles conheceram o trabalho das oficinas de Educação Profissional, do Programa Acadêmico e tomaram um café da manhã especialmente preparado e servido pelos aprendizes da unidade. Na mesma semana, representantes da embaixada visitaram a unidade sede para conhecer a estrutura da instituição. O presidente do País planeja fazer uma visita ao Brasil em breve e, talvez, sua esposa queira fazer uma visita à instituição.



A Embaixada da Alemanha já foi parceira da entidade, cedendo recursos que viabilizaram a aquisição do elevador instalado na Sede. É possível que novos projetos sejam apoiados.



Veja outras fotos da visita, clique aqui!


.

29/03/2011

Romário visita a APAE/DF: ele quer contratar uma assessora com Síndrome de Down!


O Deputado Federal Romário (PSB-RJ) fez uma visita à sede da APAE do Distrito Federal (APAE-DF) nesta terça, dia 29/03, por volta das 12h. O ex-jogador da seleção brasileira, eleito para a Câmara dos Deputados com mais de 146 mil votos, pretende contratar uma assessora com Síndrome de Down qualificada pela entidade para atuar em seu gabinete. Pai de uma menina com a mesma síndrome (Ivy Bittencourt, de seis anos), o parlamentar pretende dar um exemplo de inclusão e provar que as pessoas com deficiência intelectual podem e devem atuar no mundo de trabalho.


Acompanhado de alguns assessores, o deputado Romário almoçou na entidade com os demais aprendizes, conheceu as oficinas do programa de educação profissional e de atendimento sócio-ocupacional. Com os diretores da entidade conversou sobre a legislação voltada para a pessoa com deficiência e possíveis projetos que podem beneficiar a qualidade de vida desse público alvo no Brasil.


No último dia 21 de março, o parlamentar comandou um Ato Comemorativo do Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento foi realizado no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados e reuniu palestras de especialistas na área, além de depoimentos e apresentações artísticas de pessoas com Down.


A futura assessora deverá auxiliar a equipe de Romário nos trabalhos do gabinete, que estará bastante dedicado à questão do esporte e turismo. No último dia 02/03, Romário foi eleito vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara por unanimidade. A Comissão é considerada uma das mais importantes no desempenho para a Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, no Rio.


A nova assessora, no entanto, não será a primeira Síndrome de Down a atuar na Câmara. O secretário parlamentar Rodrigo Noronha, do gabinete do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), já atua na casa legislativa desde 2003. Ele também foi qualificado pela APAE-DF e é considerado um dos profissionais mais conhecidos da casa, por seu carisma e dedicação. Outro grupo de oito deficientes intelectuais qualificados pela APAE-DF também já atua na biblioteca da Câmara desde 2009, na área de higienização e restauração de livros e documentos.


Toda essa inclusão profissional é resultado do Programa de Educação Profissional da APAE-DF, desenvolvido ao longo dos últimos 21 anos. A instituição beneficia mais de 400 pessoas por ano com oficinas profissionalizantes e atendimento sócio-ocupacional. Os aprendizes são atendidos em núcleos localizados em Brasília, Guará, Ceilândia e Sobradinho. Detalhes dos programas da associação estão disponíveis no site: http://www.apaedf.org.br/


A visita de Romário foi na unidade sede da entidade, localizada na SEPN 711/911, conjunto E, Asa Norte, Brasília/DF. Veja mais algumas fotos abaixo e o link de outras fotos em nosso álbum no final deste post.


Fotos: Leonardo Balbino/APAE-DF
.
Outras fotos,
clique aqui

.
.

Sessão Solene na CLDF fecha comemorações pelo Dia da Síndrome de Down


Nesta segunda-feira, às 19h00, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou uma Sessão Solene em homenagem ao dia internacional da Síndrome de Down. Proposta pela Deputada Distrital Rejane Pitanga, a Sessão contou com a participação de diversas entidades em favor de pessoas com Down, incluindo a APAE/DF, que realiza ações nas áreas de atendimento sócio-ocupacional, educação profissional e inclusão de pessoas com deficiências intelectual e múltipla no trabalho.

A presidente da APAE/DF, Diva da Silva Marinho, falou em nome da Associação e defendeu que os programas de inclusão do governo precisam considerar a experiência das entidades especializadas e principalmente das famílias.

“Nenhum programa de inclusão escolar ou de inclusão social será bem sucedido enquanto ignorar o repertório de vida dessas famílias, que vivenciaram na prática as inúmeras derrotas e vitórias do processo de inclusão”, afirmou.

A sessão solene contou com o depoimento de algumas pessoas com Síndrome de Down e com apresentações artísticas de entidades como a APAED e o grupo de dança Namastê. A sessão foi encerrada por volta das 21 horas.

22/03/2011

Câmara realiza Sessão Solene no Dia Internacional da Síndrome de Down

A Câmara dos Deputados promoveu nesta segunda-feira (21) uma Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento foi realizado no auditório Nereu Ramos, ocupado principalmente por aprendizes e profissionais da Apae do Distrito Federal, vindos dos núcleos da Asa Norte, Ceilândia, Guará e Sobradinho.

A Sessão foi proposta pelo deputado Romário (PSB-RJ), que estava acompanhado por sua filha Ivy Bittencourt, uma menina de seis anos que possui a Síndrome de Down. A mesa de abertura também contou com as presenças do Senador Lindberg, pai da Down Beatriz Goulart Farias; do Ministro do STF Dias Toffoli, irmão do down José Eduardo Toffoli; do Senador Rodrigo Rollemberg e; da Relações Públicas Jéssica Figueiredo, que possui a Síndrome e atua na Federação Brasileira das Associações de Síndromes de Down. Ao longo do evento, profissionais especializados em fonoaudiologia, fisioterapia e genética também falaram sobre a síndrome do ponto de vista de suas respectivas áreas.

A Sessão Solene também foi intercalada com apresentações artísticas. Realizado por aprendizes da APAE/DF, o número musical-teatral “Orion” foi bastante aplaudido. Alunos da APAED, da Associação Cultural Namasté e da Banda Down Rítmica Juliano Varela do Mato Grosso do Sul também se apresentaram no evento.


Devido ao atraso na organização do evento, alguns depoimentos previstos de pessoas com Síndrome acabaram sem espaço. Entre eles, os depoimentos de Rodrigo Marinho, primeiro Secretário Parlamentar com Síndrome de Down da Câmara dos Deputados; de Marianna Pagy, ginasta olímpica Down medalhista nas modalidades solo e salto, e de Fernanda Honorato, primeira repórter Down do Mundo. Fernanda foi a mestre de cerimônia do Evento, anunciando cada participante da Sessão Solene.



A Câmara dos Deputados também abriu a exposição “Síndrome de Down: é preciso ver com novos olhos”, reunindo telas pintadas por cinco artistas que possuem a síndrome: Melina Pedroso, Henrique Grochocki, Lucio Piantino, Susana Lyra e Tonico Araújo.


20/03/2011

Caminhada no Parque antecipa comemoração pelo Dia da Síndrome de Down


Texto e Fotos: Ascom/APAE-DF

.
Brasília: A manhã deste domingo (20) reuniu instituições, educadores, pais, familiares e amigos de pessoas com Síndrome de Down numa caminhada no Parque da Cidade. Por volta das 10h, acompanhados pelo grupo de percussão “Ó Bará”, eles partiram da pista em frente à Administração e fizeram um percurso de ida e volta na parte principal da via mais movimentada do Parque. O evento integra a programação mensal organizada em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado sempre no dia 21 de março.

A Síndrome de Down leva esse nome porque teve suas características descobertas e descritas pelo médico inglês John Langdon Down, em 1862. No entanto, foi apenas em 1958 que Jerôme Lejeune descobriu que a causa da Síndrome era genética. Até então a literatura só relatava as suas características.

A Síndrome de Down é resultado de uma variação genética, que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. Normalmente, na célula da espécie humana existem 46 cromossomos divididos em 23 pares. O indivíduo com Síndrome de Down possui 47 cromossomos, um a mais, sendo o cromossomo extra ligado ao par 21. Por isso a Síndrome também é relatada como “Trissomia do 21”.





















19/03/2011

APAE-DF participa do Festival IJC Caixa de Atletismo 2011


Neste sábado, dia 19 de março de 2011, os atletas da APAE-DF participaram do Festival IJC CAIXA de Atletismo 2011, realizado na pista de atletismo do CIEF (Centro Interescolar de Educação Física), na 908 sul de Brasília.

Os atletas Luhan Lucas, Cláudio Guedes, Jorge Augusto, Rebeca Mendonça, Priscila Lima, Mauro, José Marcileno, Adriele Moraes, Raimunda Lima, Willian Néri, acompanhados de seus pais, compareceram ao local e participaram das provas de 100 e 400 metros rasos, revezamento 2 por 50 metros e salto em distância.

“O evento faz parte da parceria que a APAE tem com o Instituto Joaquim Cruz, que além de promover a descoberta de talentos para o atletismo, também dedica-se a inclusão social por meio do esporte”, disse Dione Dantas, professora da APAE.

Os aprendizes da APAE são os únicos do ensino especial a participarem do evento, os demais atletas são alunos do ensino regular das escolas públicas do DF.





18/03/2011

Sesc cede auditório para Reunião de Pais da APAE-DF


Mais uma vez, o Sesc da 504 Sul gentilmente cedeu o auditório do seu espaço Cultural Ari Barroso para a primeira reunião geral de Pais da Associação. O encontro foi realizado nessa sexta-feira (18), das 9h às 12h, com a presença de aproximadamente 50 pais ou associados. A atual presidente da APAE-DF, Diva da Silva Marinho, abriu a reunião dando as boas-vindas aos pais, mães e demais responsáveis pelos aprendizes da Associação. Em seguida foram apresentados os principais programas, serviços e projetos da entidade para o ano de 2011. O programa de Educação Profissional e Trabalho foi apresentado pela Coordenadora Geral Pedagógica, Maria Helena Borges. O programa de Saúde e Bem estar, que envolve também o programa de Atendimento Sócio-ocupacional, foi apresentado pela Coordenadora Geral de Saúde e Bem Estar, Cecília Muraro Alecrim. Por último, falou a Diretora Pedagógica da Instituição, Maria Helena Alcântara. Cerca de 50 pais ou responsáveis compareceram a esse primeiro encontro. No calendário geral da APAE/DF estão previstos outras reuniões com familiares ao longo do ano e nos diferentes núcleos da Associação. O arquivo está disponível, em formato pdf, no endereço: www.apaedf.org.br/calendario_apaedf.pdf











14/03/2011

Câmara realiza Sessão em homenagem ao Dia da Síndrome de Down

Aprendizes e profissionais da APAE-DF participaram da Sessão Solene realizada nesta segunda (14) na Câmara dos Deputados. O evento integra as manifestações pelo Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março. A proposta do evento partiu da Deputada Federal Erika Kokay e, além dos integrantes da APAE/DF, a Sessão contou com a presença de parlamentares, profissionais do Congresso Nacional, representantes da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e integrantes da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down. O encontro foi encerrado com apresentações artísticas da Associação Cultural Namastê e da APAED de Ceilândia.

No dia 21, uma nova Sessão Solene será realizada na Câmara dos Deputados, no Auditório Nereu Ramos, às 14h, conforme proposta do Deputado Romário. Para o Distrito Federal, a Câmara Legislativa do DF programa uma Sessão Solene no dia 28, às 19h00, encerrando o mês de comemorações pelo Dia Internacional da Síndrome de Down.